top of page

A Menina Submersa - recriação de capa

Há uns bons anos atrás comprei um livro despretensiosamente – a capa era linda, em alto relevo e com uma ilustração misteriosa de uma libélula na frente. As laterais das páginas eram coloridas em cor-de-rosa e eu me interessei pela sinopse.

A autora, até então desconhecida para mim, é Caitlín R. Kiernan e conta a história de India Morgan Phelps (ou apenas Imp), uma garota esquizofrência que se envolve em uma série de situações bizarras após um encontro em comum com uma mulher ainda mais misteriosa.

Falar muito sobre essa obra tira toda a graça dela, que é justamente o fato de você não fazer ideia do que está realmente acontecendo. A leitura é densa, lenta, profunda e repleta de inúmeros simbolismos que podem te deixar perdido no começo.

O livro é um mergulho na mente complexa de Imp e brinca o tempo todo com a nossa percepção dos fatos apresentados – afinal, seriam realmente fatos ou apenas delírios da personagem, impulsionados por seu mundo particular de fantasmas, lobos, sereias e obras de arte?

Já li a obra por duas vezes e tenho certeza que sou capaz de relê-la muitas outras, pois a riqueza de informações, detalhes e referências nos faz descobrir coisas novas cada vez que nos dedicamos a decifrar suas páginas – e, neste caso, não acredito que tenha decifrado-as por completo.

Recomendo a leitura para aqueles que estão em paz ou que simplesmente são fãs do gênero. Digo isso porque este é o tipo de livro que entra na sua mente, se permitir. Quando não estiver lendo, ficará pensando sobre e pode até mesmo sonhar com ele. Certamente, determinadas criaturas mitológicas e outros personagens clássicos nunca mais serão os mesmos perante seus olhos.

Esse post, no entanto, não é exatamente uma resenha – como eu disse, o melhor é não falar sobre este livro antes da leitura.

Meu objetivo aqui é compartilhar um projeto desenvolvido recentemente para a pós-graduação (estudo Design Editorial no NESPE), em que deveríamos recriar a capa de um livro à nossa livre escolha através de manipulação de imagens no Photoshop, no formato de livro digital.

Escolhi A Menina Submersa para esse trabalho – e não por desgostar da capa original lançada pela Darkside Books, ao contrário –, mas porque fiquei intrigada com a possibilidade de criar uma imagem que refletisse um dos maiores mistérios da história sem, contudo, entregar demais e, ao mesmo tempo, que chamasse a atenção de potenciais leitores.

Minha proposta é bem diferente da versão de capa dura (até mesmo pelos requisitos da atividade), mas se aproxima um pouco do estilo da capa comum, lançada em 2014 pela mesma editora e também da versão original, em inglês, de 2012.

No meu projeto, optei por retratar a personagem Eva Canning, ao invés da narradora, da maneira mais fiel que consegui encontrar. A imagem original, por si só, já era muito boa, então eu basicamente me empenhei em fazer uma montagem com a figura do lobo, de forma que ficasse orgânico, mas não tão discreto a ponto de ser imperceptível.

Fiz ajustes de cores, filtros, acrescentei alguns efeitos extras para deixar tudo um pouco mais sombrio e confesso que gostei do resultado! Quando trabalho em algum projeto de capa, confesso que muitas vezes é difícil saber o momento de parar – a gente (eu) sempre quer mexer mais e mais, melhorar uma coisa aqui, outra ali, pois sempre dá pra ficar melhor.

E é nessas horas em que precisamos recuar. Todo projeto precisa ter um fim, do contrário, ele nunca vai deixar de ser um projeto. E, conforme venho percebendo, na maioria das vezes, menos é mais e se ficarmos remexendo demais numa ideia, acabamos estragando o conjunto – assim como misturar demais uma massa de brownie.

Deixo aqui o resultado final do meu trabalho (que não é mais só um projeto), ainda sem nota, para mostrar um pouquinho mais da minha estética e design:

Recriação da capa "A Menina Submersa", de Caitlín R. Kiernan, feita por mim.

 

Na minha galeria de capas eu disponibilizei a versão completa, pensando também na versão física do livro. Confiram aqui!


Até a próxima!


18 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Cuca Medeiros
Cuca Medeiros
Apr 03, 2023

Ficou um trabalho lindo!!

Like
bottom of page